terça-feira, 10 de abril de 2012

Mecanismo de busca pode prever o que você quer


Adivinhos
Nesta semana, o Google ganhou as páginas de jornais do mundo todo apregoando que os mecanismos de busca devem se mover para mais próximo dos anseios dos humanos.
Mas o gigante das buscas, e de toda a internet, não está sozinho, e nem mesmo está inventando nada novo.
Uma empresa emergente da Finlândia, a Futureful, não apenas parece ter saído na frente, como também parece querer ir mais longe.
A missão que a empresa se atribui é "dar a você o que você quer antes que você saiba que quer".
Sugestões
Isso parece superar muito os próprios humanos, entrando no reino das pitonisas, adivinhos e profetas.
Parece bom demais para ser verdade?
Talvez nem tanto. Os algoritmos da Futureful capturam continuamente informações das redes sociais para descobrir tendências.
Os algoritmos digerem os assuntos mais comentados, o comportamento das pessoas e o conteúdo dos postagens e, assim como o Google sugere comerciais nos quais você possa estar interessado, o Futureful oferece assuntos que você possa estar interessado em explorar e se aprofundar.
No protótipo de demonstração, rodando em um tablet, essas sugestões se transformam em uma espécie de revista, que pode ser folheada passando os dedos pela tela sensível ao toque, como se faz para ler um livro ou revista eletrônica.
Descobertas por acaso
A Futureful afirma que está dando aos usuários a capacidade de fazer "descobertas importantes por acaso" ao propor sites além de qualquer interesse pré-definido pelo usuário.
É mais ou menos o contrário das ferramentas de personalização das informações oferecidos por muitos sites - os pesquisadores finlandeses querem lhe oferecer algo que pode despertar seu interesse sem que você tenha se dado conta disto e, portanto, jamais teria marcado aquele como um assunto de seu interesse.
"Nós não estamos apenas sugerindo coisas nas quais as pessoas possam estar interessadas, nós estamos ajudando as pessoas a descobrirem coisas novas," apregoa a empresa emergente, que está recebendo recursos do governo do seu país para levar o projeto adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário