quarta-feira, 28 de março de 2012

Tecnologia: Copa 2014 terá Internet 4G

Todas as doze cidades brasileiras, que serão sedes da Copa do Mundo 2014, deverão estar cobertas pela quarta geração (4G) da telefonia móvel. O governo vai priorizar estas cidades no processo de implantação do novo sistema. A principal vantagem da Internet 4G é permitir uma conexão muito mais rápida do que as velocidades alcançadas atualmente com a 3G. Com a nova tecnologia será possível por exemplo, assitir aos filmes de alta definição no momento em que eles estão sendo baixados ou armazenar vídeos no computador ao mesmo tempo em que estão sendo captados por uma câmera, dispensando portanto a necessidade de "descarregar" os arquivos depois.

A implantação da Internet 4G é um dos legados que a Copa deixará para o País. A condição imposta pelo Ministério das Comunicações aos vencedores da licitação é implantar o serviço em até 12 meses após a assinatura do contrato. Durante a audiência pública o ministro disse que a presidenta Dilma Rousseff determinou que a pasta estabeleça um patamar mínimo de qualidade para o serviço de Internet prestado pelas operadoras aos clientes. O Ministério das Comunicações pretende ainda, rever a condição dos contratos que estabelecem a obrigatoriedade da empresa fornecer, no mínimo 10% da velocidade de Internet contratada. O ministro Paulo Bernardo afirmou que o governo está nagociando com as empresas e convenceu-se que isso não só valerá para as operadoras de telefonia fixa como também para móveis. A presidenta Dilma concordou desde que isso seja votado até outubro, e que seja feita a regulamentação de qualidade para a Internet.

A meta do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) é dobrar a quantidade de casas com acesso a Internet, até o final do ano passado apenas 27% dos domicílios brasileiros tinham acesso, e que o objetivo é ampliar para 70% dos domicílios, ou seja, 40 milhões de casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário